Artigos
síndrome do corredor

16/05/2011

SÍNDROME DO CORREDOR

 

 

Descrita na literatura e associada aos corredores de rua que realizam as atividades de forma recreacional. Essa síndrome é caracterizada por uma inflamação no tracto ílio tibial (face lateral da coxa) em sua inserção distal (face lateral do joelho), podendo ser extremamente limitante.

Essa inflamação normalmente ocorre por alterações biomecânicas ou por despreparo do individuo, pode ser caracterizada também como uma síndrome por uso excessivo – “over use”. Essas alterações biomecânicas podem ser, desde encurtamentos de musculatura posterior de coxa e perna até o encurtamento do próprio tracto ílio tibial.

As mulheres normalmente são mais acometidas por causa da anatomia do quadril, sendo este mais largo, necessita fisiologicamente que o joelho tenha um valgismo (joelho em X) fisiológico, o que exige de maior elasticidade do tracto ílio tibial, podento sofrer mais atrito no fêmur e predispor ao aparecimento da inflamação.

Os pés planos e pronados podem influenciar diretamente nesta condição, pois exigem também um valgismo dos joelhos, causando o mesmo problema acima citado.

Na prática da atividade as corridas em descidas e em locais inclinados são mais prejudiciais e podem desencadear o processo inflamatório.

Caso tenha dor na face lateral do joelho, procure um Ortopedista e um Fisioterapeuta para que não agrave a situação.

Converse com um Educador Físico para idealizar um programa de treinamento e acompanhamento para que possa atingir seus objetivos com segurança.

Prevenir é sempre o ideal, corrija sua pisada, alongue-se, não corra além dos seus limites e tenha uma excelente e saudável atividade.

 

 

 

Os pés e suas conseqüências

 

O contato dos pés no solo com a caminhada ou corrida é gerador de forças de impacto e também de adaptação de todo o membro inferior (tornozelo, joelho e quadril), quanto pior o contato dos pés maior a adaptação dessas articulações, acarretando uma sobrecarga importante que pode evoluir para dor e quadros inflamatórios.

O tipo de pé (plano, normal ou cavo) ou seu comportamento dinâmico (pronado ou supinado) podem ser causadores de problemas ortopédicos para aqueles que realizam atividade física, seja recreacional ou profissional.

            O alinhamento dos membros inferiores depende muito do posicionamento da sua base, que nesse caso são os pés, para que articulações importantes do nosso corpo como tornozelo, joelho e quadril tenham uma funcionalidade adequada sem sobrecarga.

            Na literatura há uma vasta gama de patologias desencadeadas pelo mau comportamento dos pés, e atualmente com a preocupação com a qualidade de vida acabam aparecendo em maior numero nos consultórios médicos e fisioterápicos. Entre elas o desalinhamento patelar (condromalácea patelar) muito comum em atletas do sexo feminino nos mais diversos esportes (tênis, corrida, vôlei) além da síndrome do stress tibial medial (dor em terço distal da perna) e também podemos ter fraturas desencadeadas pelos problemas dos pés, a fratura de stress na tíbia é a mais comum.

            Essas alterações biomecânicas que interferem no funcionamento dos membros inferiores devem ter uma atenção especial na avaliação dos pés, para que se possa ter um diagnostico funcional mais correto.

            Esta época do ano com o clima mais quente e propicio para caminhadas e corridas ao ar livre, devemos ter um cuidado redobrado, pessoas com sobrepeso que iniciam uma atividade física sem acompanhamento de um profissional da saúde correm um risco maior de ter obstáculos na busca de uma melhor condição de saúde.

            O uso de calçados adequados para cada esporte é primordial, pois o material utilizado e o solado são estudados de maneira muito especifica para atender as exigências de cada modalidade.

            As correções dos pés se fazem importante para evitar o aparecimento destes problemas, palmilhas moldadas e personalizadas são importantes para a melhora da caminhada e corrida.



« voltar

© Copyright Podoclinic Palmilhas - 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BRVISUAL